Daniel Fontoura nasceu em São Paulo, Brasil em 1986.
Desde 2008 participa de exposições coletivas, tendo mostrado suas obras em galerias e feiras de arte no Brasil e no exterior (São Paulo, Chicago, Nova York, Las Vegas, Miami, Nashville, Berlim, Londres, Paris e Veneza).
Em 2009 teve sua primeira exposição individual em Lisboa.
As fotografias que cria não sofrem alteração digital. Em seus trabalhos Daniel busca colocar o observador em meio a um jogo de percepções entre o que é “real” ou não dentro da fotografia, causando uma reflexão sobre a própria natureza ilusória da imagem fotográfica.
O projeto Realidade Ilusória reúne fotografias de 2018 e 2019 que desafiam a compreensão do observador além da superficialidade da imagem.
Os instantes despretensiosos que são capturados talvez passem despercebidos por olhares apressados e destreinados; eles requerem um olhar atencioso, detalhista e que vai além da superfície do mundo.
Através de efeitos obtidos naturalmente com reflexos, sobreposições, repetições e jogos de ângulos e perspectivas, cria-se a ilusão de novas formas e sugere-se um mundo surreal, fantasioso e incomum.